Neuralgia de Trigêmio

Uma dor muito forte em um dos lados da face, em choque, que dura alguns segundos, desaparece e volta com grande intensidades são sintomas típicos da neuralgia ou nevralgia do trigêmeo, que é o nervo responsável pela sensibilidade do rosto.

Agulha introduzida na face para tratar Neuralgia do Trigêmeo

Esta doença é causada por uma disfunção do nervo chamado trigêmeo, localizado no crânio, sendo que temos dois, um de cada lado da face. Essa disfunção causa uma dor lancinante, geralmente em choques. A pessoa está bem e repentinamente sente uma dor insuportável em um dos lados do rosto. A dor pode ser desencadeada pelo toque na pele, pela mastigação, pela escovação dos dentes, às vezes por algo gelado. A crise com o ‘vai e vem’ da dor pode durar dias.

É uma dor que na maioria das vezes é idiopática, ou seja, sem causas definidas. Muitas vezes os exames apontam que está tudo normal, mas a pessoa tem muita dor, que pode ser em razão de uma compressão ou degeneração do nervo. Em alguns casos existem compressões do nervo por artérias.

A neuralgia também pode ser iniciada após infecções na face por herpes simples ou herpes zoster. Raramente há alguma doença associada, como um tumor comprimindo o nervo. Sempre que o paciente vem ao especialista, realizamos uma ressonância magnética de crânio para descartar as causas raras e para tentar identificar artérias pulsando em contato com o nervo.

É mais comum em mulheres, com proporção de 3 mulheres para cada 2 homens. Os sintomas aparecem após 40 anos, sendo mais comum entre 60 e 70 anos, mas pode acontecer em qualquer idade. Não é uma doença que resulta de fatores de risco, por isso não existe prevenção. O importante é diagnosticar o quanto antes iniciar o tratamento e eliminar a dor.

A maioria das pessoas tem a sua dor controlada com medicação. Em casos refratários, mesmo com a ressonância normal, pode ser indicado um procedimento cirúrgico com determinados tipos de técnicas. Podem ser cirurgias abertas ou percutâneas, apenas com punções através de agulhas. Para a técnica a ser adotada o neurocirurgião leva em conta a idade e a saúde geral do paciente. Os resultados com medicação ou com procedimento cirúrgico são muito bons.

Intraoperatória do nervo trigêmeo sendo tocado por alça vascular arterial

Embora seja uma doença rara, tende a crescer conforme aumenta a expectativa de vida da população. Quem sentir esses sintomas deve procurar um médico neurocirurgião ou neurologista. Às vezes o problema pode ser detectado durante atendimento por um outro médico ou pelo dentista, que encaminharão o paciente ao especialista para um diagnóstico preciso e o tratamento.

Imagem de Raio X (intensificador de imagens) mostrando o balão insuflado para tratar Neuralgia do Trigêmeo

Agende sua Consulta com o Dr. Matheus Schmidt!

Entre em contato conosco por Telefone, WhatsApp ou Formulário do Site!